![]() |
Arte: Guazelli |
Leitores do Literatura na Arquibancada estão acostumados a ver neste espaço livros que já foram publicados na literatura esportiva. Pela primeira vez, abrimos espaço para divulgar um livro que está pronto e a espera de uma editora para publicação.
A exceção tem justificativa. A obra é fundamental para um setor da literatura esportiva ainda muito carente: livros para crianças com o tema futebol. O autor é um craque, o mineiro José Santos. O ilustrador, outra fera, o premiadíssimo Guazelli. A sacada da dupla é genial: um livro que mistura mitologia grega e futebol. “Futebolíada”, um poema com 22 quadras, conta a história da Guerra de Tróia, agora decidida dentro das quatro linhas.
Literatura na Arquibancada apresenta abaixo um trecho da obra que, certamente chegará ao mercado para enriquecer a literatura esportiva.
Futebolíada
Por José Santos e Guazzelli
Zeus estava tão cansado
Do empate nessa guerra.
Que trocou lança e espada
Por bola, meião e terra.
Fincou lá na beira-mar
Quatro traves de madeira.
Pôs onze pra cada lado,
Começando a brincadeira.
Olha só, o time grego,
Era cheinho de craques:
Pátroclo, Nestor e Calcas.
Além de Aquiles no ataque.
Tróia breca os visitantes
Com muita raça e firmeza.
Pois tem Ares, pois tem Páris,
E o forte Heitor na defesa.
Os deuses participam
De maneira apaixonada.
Mas Hera e Apolo em campo,
Não parece marmelada?
Sobre José Santos:
É mineiro de Santana do Deserto, mas vive em S. Paulo desde 91.
Já tem publicados para crianças e jovens, cerca de 15 livros.
Entre eles o Show de Bola (FTD), poemas sobre futebol escritos com seu filho Jonas. Lança em julho pela editora LEYA, Turma da Mônica: Uma Viagem a Portugal, em parceria com Maurício de Sousa.
Sobre Guazelli:
Eloar Guazzelli Filhoé ilustrador e quadrinista. Publica quadrinhos desde os anos 1990. Foi premiado no Yomiuri International Cartoon Contest (1991) e no Salão Internacional de Humor de Piracicaba em 1991, 1992 e 1994. Também foi primeiro colocado na 2ª Bienal Internacional de Quadrinhos, no Rio de Janeiro, na categoria "Quadrinhos". Guazzelli também ganhou o Troféu HQ Mix vinte vezes: Desenhista revelação em 1994; livro infantil em 1999 e 2000; e publicação independente edição única (com O relógio insano) em 2008. (fonte: Wikipédia)